Buscar
  • Coopserj

JUROS CAEM PELA METADE NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO.

Na contramão dos bancos, que não reduziram suas taxas de crédito de modo significativo, as cooperativas de crédito vêm diminuindo seus juros com a redução da taxa Selic. De outubro de 2016 até hoje, a Selic teve uma queda de 54%, atingindo o menor nível desde sua criação. Neste mesmo período, os bancos reduziram em apenas 15,09% a taxa média cobrada no crédito ao consumidor, que hoje é de 132,91% ao ano, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

"As cooperativas de crédito já contam com taxas mais atrativas em relação ao mercado. Com a queda da Selic, caem também os juros do crédito", pontua Cleyton Antônio Alves, gerente de apoio a negócios do Sicoob Central Crediminas.

No Rio de Janeiro, os reflexos dessa postura dos bancos comerciais em não baixarem suas taxas trouxeram diferenças semelhantes à maior parte do país. Enquanto a Coopserj– Cooperativa dos Servidores do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro oferece um custo final em torno de 1,8 a.m., as redes bancárias apresentam 4,12% a.m. que correspondem ao somatório dos juros + tarifas + IOF (Custo Efetivo Total).

Segundo Mário Esteves, superintendente da Coopserj “Atualmente podemos dizer que o servidor estadual bem informado e que precisa de algum recurso financeiro procura a Coopserj porque além do custo final ser inferior à metade do custo bancário, ele ainda pode contar com inúmeras outras vantagens que irão ajudá-lo a economizar ainda mais”.

Os números falam por si só e é notória a tendência de um crescimento cada vez maior das cooperativas de crédito no Brasil acompanhando o restante do mundo. De acordo com o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito já existem mais de 57 mil estabelecimentos distribuídos por 105 países, nos seis continentes, com mais de 200 milhões de associados em todo o mundo, sendo que das 50 maiores instituições financeiras mundiais, cinco são bancos cooperativos.

Fonte: Carlos Alberto Oliveira / Ideia Com e Paulo Regis / Artwork Comunicação


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo