Advogado novo
Cooperativa de crédito: saiba como funciona

Reunimos algumas informações fundamentais sobre o funcionamento destas instituições, cujos serviços vem ganhando espaço no Brasil e no mundo.

O que é cooperativa de crédito?

 

É uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. É uma forma de cooperativismo, que preconiza a colaboração e a associação de pessoas com os mesmos interesses a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.

Quais os serviços que estas cooperativas oferecem?

 

Basicamente os mesmos produtos oferecidos pelos bancos, porém sem as mesmas taxas e custos, mas sim com as facilidades de um sistema que trabalha para o próprio grupo. As cooperativas de crédito não tem fins lucrativos e todos os membros participam do negócio, de acordo com o estatuto de cada instituição.

Precisa pagar para se associar? 

 

Precisa pagar para se associar? 

 

Para ter acesso aos produtos e serviços de uma cooperativa, incluindo empréstimos, é preciso, necessariamente, se associar. Geralmente, cobra-se um valor que compensa, pois ao estimular a entrada de um novo cooperado, a cooperativa agrega mais volume ao montante do grupo e o novo membro passa também a participar dos resultados. Sendo assim, mesmo que a sua participação seja de baixo valor, todo cooperado tem direito aos resultados financeiros, que são chamados de “sobras”, e não de lucro, e que podem ser divididos entre todos os membros da cooperativa, mediante decisão em assembleia.

Quais as garantias dos cooperados?

 

As cooperativas de crédito são controladas e monitoradas pelo Banco Central e, assim como os bancos, estão submetidas à legislação que protege o Sistema Financeiro Nacional. É  importante que os cooperados também estejam cientes do estatuto da cooperativa a fim de conhecer as normas e deveres a serem seguidos.

Existe cooperativa de crédito para os servidores públicos do estado do Rio de Janeiro?

 

Sim, a Coopserj, que além de oferecer empréstimos financeiros bem mais em conta que a rede bancária, presta inúmeros benefícios visando a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e de seus familiares, de forma gratuita ou por valores diferenciados e exclusivos para os seus membros.

 

Contatos pelo tel: (21) 3282-7300.